Vivendo Experiências
Inglês Espanhol Alemão Francês

ico

Ilhabela Caiçara: Aves, Mar e Mata

Ilhabela Caiçara: Aves, Mar e Mata Ilhabela é um dos pontos mais exuberantes do litoral brasileiro, uma ilha recoberta pela Mata Atlântica que abriga centenas de cachoeiras e uma rica diversidade. Um destino impressionante que oferece inesquecíveis sensações como a de sentir a brisa do mar  velejando, tranquilamente, para conhecer suas praias mais longínquas, vivenciar o cotidiano das comunidades caiçaras, ou simplesmente, sentir-se completamente integrado  a natureza andando por trilhas, grande parte protegida pelo Parque Estadual, que conserva 83% do Arquipélago, um berço das mais variadas formas de vida preservacionista, sendo considerada Patrimônio Natural e Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Nossa proposta é vivenciar intimamente este arquipélago, e por alguns dias, sermos de fato, um naturalista, aberto a conhecer e sentir a grandeza da natureza, principalmente, a riqueza de avifauna local, com cerca de 300 espécies, que podem ser observadas em todos os períodos do ano. Em alguns momentos, iremos participar de seus movimentos migratórios, e porque não, acompanhar atentamente o nascimento de filhotes abrigados em ninhos nas matas, ou mesmo na janela de sua pousada. Certamente, uma pousada de charme fazendo jús a esta  bela ilha, repleta de mitos e lendas. Terras de índios tupi-guaranis, profundos conhecedores da natureza, abrigou piratas e corsários, como o famoso Thomas Cavendish, cujas aventuras correram o mundo e deram origem à lendas, que até hoje mexem com o imaginário de muitos caçadores de tesouros. Praias distantes, comunidades caiçaras, gastronomia local, casa de farinhas e aventuras na natureza são alguns dos momentos que vamos vivenciar juntos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DATAS (sujeitas a confirmaÇÃo)

Ilhabela Caiçara: Aves, Mar e Mata: 29/10/2016 a 05/11/2016

TARIFA

Consulte valores com nosso atendimento
(11)3032-7926 info@brasilrural.tur.br
Não há número mínimo de passageiros
Faremos questão de lhe atender

DURAÇÃO

DURAÇÃO: Pacotes Disponíveis de 7, 5 e 3 dias
Saída confirmada último fim do mês
Oferecemos outras datas consulte nossos atendentes

OUTRAS INFORMAÇÕES

O PACOTE 3 dias INCLUI: transfer in/out São Paulo/ roteiro / São Paulo com 2 noites de hospedagem em pousada de charme com regime café da manhã; passeios e atividades conforme descrito no roteiro; seguro viagem.
NÃO INCLUI: transporte da cidade de origem até SP;- alimentação não descritas;- bebidas e despesas de ordem pessoal. Verificar tarifas aéreas com nossos atendentes e Recomendamos vôos de chegada antes das 14h00. Outros horários haverá acréscimo de valores
CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES: de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de Agosto de 1985, da Embratur
O valor em percentual a ser restituído será de:
- 90% até 31 dias do início da viagem;
- 80% de 21 a 30 dias do início da viagem;
- 0% a 80% a menos de 20 dias do início da viagem
*(BR)

Roteiros

Primeiro Dia: Chegada em Ilhabela por balsa no por do sol já é um grande presente da natureza, um indicador do que vamos e podemos sentir nestes dias.  Serão, quinze minutos de retorno a natureza, nos quais podemos propor esquecer nossas vidas nas grandes cidades e iniciar uma imersão pelas sensações do bem viver. Ao fim destes momentos, iremos,  diretamente, para nossa pousada, onde seremos recepcionados por um jovem casal de paulistanos, que resolveu procurar qualidade de vida e dividir com seus hóspedes sua casa, ofertando conforto e charme em acomodações aconchegantes decoradas  com muito bom gosto.  Diferenciais de detalhes são o que mais vamos perceber em nosso pouso, começando pelo local que vamos jantar, na verdade um pequeno recanto reservado da pousada, com forno a lenha onde apreciaremos um bom vinho e pizzas deliciosas com massas crocantes, já acompanhados de nossos monitores ambientais, que durante o jantar estarão detalhados com minúcias as atividades dos nossos próximos dias, contando as possibilidades e os diferentes momentos a serem vivenciados quando com sol ou com chuva. Também receberemos informações de como devemos proceder para observar aves como o beija flor de fronte violeta, a saíra sete cores, o saí azul, o tucano de bico verde e o papagaio moleiro, iniciando assim nosso batizado de observadores por um dia. É necessário relembrar que  estamos em uma ilha no coração da Mata Atlântica, por isso, se faz necessário tomar alguns cuidados. Repelentes naturais sãos os mais indicados, e caso tenham esquecido basta solicitar aos monitores.  

Segundo dia: Tomar um café  no jardim dos passáros da pousada é um prenuncio do que nos espera nos próximos dias. Nossos monitores ambientais nos aguardam para entramos no Parque na estrada parque para fazermos nosso batizado como observadores de aves.  Podemos encontrar Jacutinga (ameaçada de extinção), o macuco, tangarás dançarinos, saíras e alguns freqüentadores assíduos como o pica pau, joão velho e pica pau rei. Cadernetas de campo e binóculos são ofertadas para anotarmos todas as aves que avistarmos no trajeto, exatamente como os grandes observadores que percorrem o mundo para fazer observações locais. Faremos tranquilamente esta trilha e no final da tarde chegamos na pousada para um bom banho. Noite livre na Vila para um café na praça ou mesmo um jantar regado a um  bom vinho.
 
  
Terceiro dia: Acordar muito cedo e tomar um farto café no salão principal será fundamental para aproveitarmos o dia intensamente. Barcos de pescadores nos esperam para levar ao Bonete um berço de observação de aves na natureza, para termos momentos de tranqüilidade, ao sul da ilha, mergulhando nas águas cristalinas, ou surfando em seu mar forte, vivenciando a realidade de uma das últimas e mais belas comunidades de pescadores caiçaras de todo o litoral norte do Estado de São Paulo. Pode-se chegar a esta parte da Ilhabela, por mar ou por trilha. Nossos monitores ambientais nos acompanham até ao embarque onde nos espera os homens do mar para chegar e uma fantástica praia brava com a sua elegante pousada .  Uma rápida caminhada acompanhada pela monitora da terra e visitas as comunidades  locais para a roda de prosa, e a casa da farinha é uma experiência inusitada nesta região bastante preservada e ainda, teremos a oportunidade de vivermos o cotidiano do caiçara, pescando e tomando um café com bolo da terra. Ao fim do dia, o anoitecer na praia com um jantar especial. 

Quarto Dia  Sair bem cedo por caminhos na mata com paradas
na cachoeira do Areal para um lanche e um banho revigorante será um bom momento para perceber a harmonia reinante da natureza. Faremos tranquilamente esta trilha e no final da tarde chegamos na nossa pousada-conceito, voltada para a natureza e sustentabilidade, onde poderemos apreciar momentos de descansando em esteiras e almofadões e saborear uma cozinha natural brasileira, a base de pescados e produtos da horta, como define nosso jovem anfitrião, que nos surpreendem, não só pela opção de viver em um lugar distante, com pouco acesso, mas também, pela inovação de conceito, qualidade e bom gosto. 

Quinto  Dia. Acordar para passear na praia, e viver um pouco mais a experiência da natureza do Bonete, nosso retorno pode ser hoje, mas se prepare, pois isso pode não acontecer se estivermos o mar bravo, pois nesta terra de descendentes de piratas, a vida e a sobrevivência é o mais importante. Por isso só estaremos liberados para ir se as condições da natureza nos permitirem.  Mas, ficar mais um dia no paraíso não será um pesadelo e sim um sonho.  Caso liberados, teremos que molhar os pés e por vezes mais do que isso para embarcar e caso isso nãoa contecer vamos conhecer o jardim dos pássaros no alto da serra ou fazer outro dos muitos ítens de cardápio de atividades turísticas. Retorno em mar com boas condições é tranqüilo, e isso será atentamente verificado por nós, pois a chegada à pousada na Vila, ao entardecer, com suas luzes acesas, nos permite ter a sensação de chegar ao porto seguro. A noite será para descansar, poderão aproveitar as saborosas refeições em muitos dos restaurantes de requinte e charme de Ilhabela, para terminar este dia intenso de sensações ou mesmo optar por ficar na pousda.

Sexto dia : Se já estivermos no centro da Ilha será  um dia livre para conhecers um pouco das lendas de famosos piratas no museu do mar da Ilhabela, ir para as compras na Vila entre outras possibilidades que serão ofertadas pelo nossos monitores ambinetais como uma atividade extra.

Sétimo dia : O último dia, será o mar o nosso destino, velejar tranquilamente, observando a ilha e suas aves,  nesta perspectiva totalmente diferente do que as observações  de natureza feitas anteriormente. Durante esta manhã quem sabe observaremos
atobás e fragatas que, freqüentemente, rondam barcos pescadores em busca de alimento. Durante a navegação, é também muito comum observar gaivotões e trinta réis pousados em trapiches. O retorno por volta das 11h00 da manhã dará tempo, para livremente, conhecermos mais detalhadamente a Vila e o centro histórico da Ilha.  De fato, um local de encontro de muitas e diferentes tribos que fazem parte do cotidiano local. Como os mergulhadores, velejadores, observadores de ave, caiçaras, ambientalistas e tantas outras, que escolheram a Ilha por opção e encontro marcado às 14h00 para retornarmos pousada. Saída para São Paulo, as 16h00, quando pegamos a balsa, olhamos para trás, sempre relembrando as múltiplas experiências.

 " Bem vindo a nossa experiência.  E, esta não é somente a experiência Brasil Rural, mas também, de todos estes nossos anfitriões, que fazem parte desta gente que acredita em um mundo repleto de momentos inesquecíveis"

 

 

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

Produção Associada Produção Associada Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Vivendo experiencias no Bonete Vivendo experiencias no Bonete
Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela
Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Natureza em Ilhabela Natureza em Ilhabela Natureza em Ilhabela Natureza em Ilhabela
Natureza em Ilhabela Natureza em Ilhabela Natureza ILHABELA Natureza ILHABELA Natureza Ilhabela Natureza Ilhabela Gente de Ilhabela Gente de Ilhabela
Anoitecer com velas Anoitecer com velas Meu Mar Meu Mar Meu Céu Meu Céu Aves do Bonete Aves do Bonete
Comunidade Caiçara Comunidade Caiçara Embarcações ao Mar Embarcações ao Mar Chegando ao Bonete Chegando ao Bonete Um pouco mais com caiçaras Um pouco mais com caiçaras
O mar traz a vida O mar traz a vida Aves em Ilhabela Aves em Ilhabela Em terra o charme de nosso pouso Em terra o charme de nosso pouso Lareira da pousada Lareira da pousada
Jardim das Aves Jardim das Aves ILHABELA ILHABELA

by GUEST